Hipertensão

Como a retinografia pode auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento da doença

Enjoo, gosto metálico na boca, tontura, fortes dores de cabeça (principalmente na nuca), pontinhos brilhantes na visão e zumbido nos ouvidos. Ou ainda, cansaço e dor no peito com a visão um pouco embaçada, são associados à hipertensão arterial (a famosa pressão alta!). Porém, ela é uma doença silenciosa, cujos sintomas podem aparecer apenas em estágios avançados da doença.

Você pode estar sofrendo de pressão alta e ainda não saber. Entenda sobre a doença e como o exame de fundo de olho pode te ajudar!

imagens

sobre a doença

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Quando se pensa no processo de circulatório do sangue pelo corpo, duas variáveis determinam a pressão sanguínea: a força que o coração faz ao bombear o sangue, e a resistência das artérias, ou seja, o espaço que o sangue tem para passar e chegar a todos os cantos do corpo. 

Em condições normais, a pressão pode se alterar por diversos motivos (mas sempre voltando ao normal). Inclusive, ela não é a mesma durante as horas do dia. Quando dormimos ou estamos relaxados, ela tende a ser menor do que quando nós realizamos, por exemplo, uma atividade física. O coração é alertado de que necessita bombear mais sangue para irrigar as extremidades do organismo, e com isso nossa frequência cardíaca aumenta. O estresse também pode gerar um aumento da pressão, uma resposta biológica ao estímulo externo. 

Porém, quando a pressão fica alta “o tempo todo”, nossos vasos sanguíneos precisam ficar “mais fortes” para aguentar essa pressão. Com isso, as paredes dos vasos se espessam deixando os vasos mais estreitos. Se esse processo se mantém, chegará um momento onde os vasos sanguíneos perdem sua capacidade de relaxar.

A pressão alta é indicada quando o índice da pressão sistólica está acima de 14 e a diastólica está acima de 9. Imagem: Canva

Com vasos mais estreitos, o coração precisará fazer mais força para fazer o sangue circular em nosso organismo ocasionando um aumento da massa do órgão, chamada de hipertrofia. Esse fluxo sanguíneo mais intenso acaba também danificando as artérias, o que pode ocasionar lesões e diversas complicações. 

A hipertensão é uma doença que pode ocorrer em todas as fases da vida, em todas as pessoas e idades, e possui consequências alarmantes. A Organização Mundial de Saúde relata que um em cada três adultos é vítima da doença. Além dos problemas cardíacos que são desencadeados pela pressão alta, existem outras complicações, tais como:

Fatores de Risco à Hipertensão

A hipertensão possui causas ainda desconhecidas. Porém, é sabido que existem fatores de risco relacionados ao surgimento da doença. Eles são divididos em: fatores não controláveis e fatores controláveis.

Fatores Não Controláveis:

Fatores Controláveis:

Tratamento e Prevenção

A hipertensão não possui cura, mas tem controle! O diagnóstico precoce ajuda a minimizar ou evitar as complicações. Uma das formas de se fazer isso é através da retinografia: exame da retina (nosso fundo de olho). Nele, é possível identificar – ao vivo – se houve algum dano nos vasos sanguíneos do olho, bem como avaliar o progresso da doença ocorrido pelo descontrole da pressão arterial.

 

A EyeConnect é uma empresa que, com tecnologia, oferece praticidade com rapidez e segurança, promovendo a saúde global através de um exame ocular, a retinografia (foto da retina, do fundo de olho), capaz de avaliar e prevenir o avanço da Hipertensão Arterial e de muitas outras doenças.

Solicite ao seu médico que entre em contato com a EyeConnect. Nós vamos até os serviços de saúde trazendo comodidade e agilidade.

Escrito por

Quer saber mais?