Glaucoma

Como a retinografia pode auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento da doença

Vermelhidão e dor nos olhos, visão turva e embaçada, lacrimejamento e sensibilidade à luz? Ou ainda, fortes dores de cabeça, visão de arcos em volta das luzes, e manchas escuras no campo de visão? 

 

Você pode estar sofrendo de glaucoma e ainda não saber. Entenda sobre a doença e como o exame de fundo de olho pode te ajudar!

ajudar!

Design sem nome

sobre a doença

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular, que ocorre quando o nervo óptico se degrada. O nervo óptico é responsável por transmitir informações ao cérebro, e ao ter as suas fibras nervosas danificadas, perde gradualmente a capacidade de transmitir essas informações.

A principal causa dessa degradação é o aumento da pressão intraocular, ou seja, a pressão da parte interna do olho. Esse aumento é causado por alterações no fluxo do humor aquoso, um líquido presente no olho que tem por função nutri-lo e regular sua pressão. Se o processo de produção ou drenagem desse líquido tiver alguma alteração, esse líquido se acumula dentro do olho podendo resultar num aumento da pressão no olho, o que gera a degradação do nervo óptico.

A pressão excessiva dentro do olho causa uma degradação do nervo óptico

O glaucoma é a doença que mais causa cegueira  no mundo. A OMS prevê que em 2040 haverá mais de 100 milhões de pessoas com glaucoma. A sua prevalência pode ter relação com genética, e é aconselhável que pessoas que possuem casos de parentes com glaucoma façam um acompanhamento mais frequente da saúde. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a principal forma de evitar as complicações causadas pelo Glaucoma é através da prevenção. 

Tipos de Glaucoma

São diversos os tipos de glaucoma e fatores que o causam.

Glaucoma de Ângulo Aberto

Glaucoma Secundário

Glaucoma Agudo

Glaucoma Congênito

Tratamento e Prevenção

O glaucoma provoca uma perda progressiva da visão, e se não tratado corretamente, pode levar à cegueira.  Na maioria dos casos é uma doença silenciosa que pode desenvolver sintomas apenas em estágios mais avançados, e a perda de visão só ocorre quando a doença atinge 50% do nervo óptico. 

O diagnóstico precoce ajuda a minimizar ou evitar as complicações. Uma das formas de se fazer isso é através da retinografia: exame da retina (nosso fundo de olho). Nele, é possível identificar – ao vivo – se houve algum dano no nervo óptico, bem como acompanhar a progressão da doença.

A EyeConnect é uma empresa que, com tecnologia, oferece praticidade com rapidez e segurança, promovendo a saúde global através de um exame ocular, a retinografia (foto da retina, do fundo de olho), capaz de avaliar e prevenir o avanço do Glaucoma e de muitas outras doenças.

Solicite ao seu médico que entre em contato com a EyeConnect. Nós vamos até os serviços de saúde trazendo comodidade e agilidade.

Escrito por

Quer saber mais?