Mutirão de Retinografia

Como o exame de fundo de olho impacta na Saúde Primária e na prevenção de doenças

A inovação em saúde, seus impactos nos custos para o sistema, acessibilidade a Medicina de qualidade, foco na prevenção, melhora na qualidade de vida das pessoas, paciente como pilar central de atuação, uso de dados para melhorar as tomadas de decisão, são pautas atuais na área da saúde. Vemos um movimento massivo de empresas trabalhando nessas frentes e apresentando resultados interessantes e significativos. O desafio é grande. Na saúde privada temos muitos desafios, na saúde pública nem se fala.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.38.41

É preciso, inicialmente, contar com a visão dos gestores públicos para em seguida, ocorrer uma grande mobilização de vários entes para que inovações ocorram. O impacto é enorme quando acontece uma grande mobilização, pois são as pessoas atendidas no sistema público as que sofrem com a falta de acesso a uma Medicina de qualidade.

Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de exercer nosso propósito: dar acesso à saúde de qualidade, com foco na prevenção, tendo o paciente como o pilar central do processo e reduzindo custos para o sistema de saúde.

sobre as ações realizadas

OS MUTIRÕES

Foram 4 dias em que realizamos cerca de 400 exames da retina com objetivo de detectar e, principalmente, acompanhar os impactos da Hipertensão Arterial e do Diabetes. Sim, um exame ocular que possibilita a visualização dos vasos sanguíneos, estruturas diretamente afetadas por essas doenças. Além dos vasos sanguíneos, nesse exame é possível visualizar o nervo óptico que é diretamente impactado nos casos de Glaucoma (maior causa de cegueira irreversível no mundo), além de outras doenças que também podem ser manifestar na retina.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.48.49
WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.47.06
WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.47.39
WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.46.18

Os exames foram realizados em Unidades Básicas de Saúde, ou seja, próximos à residência dos pacientes trazendo comodidade. Assim, evitamos que esses pacientes precisem gastar tempo e dinheiro saindo da atenção básica à saúde e indo até um centro especializado (paciente como pilar central do processo).

RESULTADOS

E qual o resultado de uma ação como essa? Primeiro, otimização com redução de custos para o sistema de saúde: cerca de 70% dos pacientes não precisaram sair da atenção básica de saúde; Em segundo, a detecção de doenças e a melhorara do acompanhamento nos casos já diagnosticados: uma pequena parcela (5% que tinham apenas histórico familiar de doenças crônicas), apresentaram alterações no exame da retina e foram orientados a buscar o médico da unidade de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar tratamento. Pacientes já diagnosticados puderam avaliar se o tratamento estava adequado, o que evita sérias complicações em saúde; O terceiro ponto é a agilidade na detecção de complicações: cerca de 30% dos pacientes apresentaram alterações com necessidade de rápido encaminhamento para a atenção secundário. Esses pacientes normalmente ficariam em uma fila de anos com potencial risco de complicações. O uso de dados dimensionais para tomada de decisões assertivas salva vidas. E é isso que a EyeConnect busca. Quando o gestor encontra dados quantitativos reais e atualizados, ele consegue direcionar os esforços com maior eficiência e eficácia, a fim de trazer maiores ganhos para saúde e conter perdas e despesas desnecessárias.

Conclusão

Com a tecnologia de um aparelho portátil (retinógrafo), integrado à uma plataforma de gerenciamento de exames a qual na outra ponta, um time de especialistas tem acesso, foi possível chegar à população na atenção primária, realizar os exames com celeridade e entregar resultados em poucos dias. Esses três componentes (retinógrafo, plataforma e especialistas) isoladamente não chegariam ao mesmo resultado. Como não, se um especialista pode fazer tudo isso? Sim, mas seria preciso o deslocamento até localidade para realizar cada exame, além de possuir o equipamento e a expertise necessária para realizar os exames e entregar o resultado no mesmo prazo. Um oftalmologista é um profissional que não temos em todas as localidades, há uma dificuldade em acessá-lo. Um oftalmologista especialista em retina, mais raro ainda.

Em resumo, as ações como essa trazem economia para o sistema de saúde, ajuda na tomada de decisão dos gestores e dos médicos da atenção primária, melhoram a qualidade de vida dos pacientes, e trazem revolução.

Continuaremos empenhados em impactar positivamente a vida das pessoas e desejamos ainda que cada vez mais gestores públicos e privados tenham essa visão evolutiva.

EyeConnect Standard

Um serviço de elaboração e expedição de laudos médicos na velocidade que sua saúde precisa! Clique aqui e saiba mais.

EyeConnect PRO

Nossa solução fim a fim para a Saúde Global, sem investir em equipamentos. Clique Aqui e saiba mais.

Entre em contato com a EyeConnect ou solicite ao seu médico que o faça. Nós vamos até os serviços de saúde trazendo comodidade e agilidade.

Escrito por

Quer saber mais?